Categories:

Diferentes visões juntaram-se pelo território com o projeto MUDA_TT+

Mais uma sessão do projeto MUDA_TT+ decorreu ontem, dia 13 de dezembro, no Centro UNESCO em Beja, juntando as artes à equação. A Sessão MUD_Art+, nome designado para a sessão, aliou a importância das artes, da criatividade, do território e da capacidade de conseguir transfigurar uma mensagem numa forma artística.

Fonte: própria

Esta iniciativa contou com a colaboração de artistas locais, nomeadamente: Mestres Pica e Vitor Caço, artesões que desenvolvem a sua arte através do buinho e da pintura; e Leopoldina Almeida, professora e diretora artística do Festival Das Marias.Fizeram também parte desta sessão, profissionais da área educativa dos Agrupamentos de Escolas, Câmaras Municipais e da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, os alunos de 11º e 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Diogo Gouveia e o Departamento de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Após a apresentação do Projeto MUDA_TT+, através dos vídeos promocionais e das palavras do coordenador da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, João Cascalheira, e da arquiteta e diretora do Agro Turismo Xistos, Paula Mira, partiu-se para a atividade onde todos os presentes foram compostos grupos de trabalho.

Do diálogo que juntou vereadores municipais, alunos, professores, técnicos municipais e parceiros, foram depois apresentadas as conclusões que, através das palavras e de peças artísticas que utilizaram materiais como o buinho ou lã, transmitiram uma ideia do que pode ser feito pelo Baixo Alentejo através da Arte. “Mais do que apresentarem algo no final desta sessão, o verdadeiro propósito foi haver um espaço de diálogo e partilha sobre a sua visão do território”, refere João Cascalheira.

O MUDA_TT+ é um projeto de parceria entre a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, o Agroturismo Xistos, a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, a Herdade Vale da Rosa e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul -CRL.

Saiba mais em iisba.org

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i6kPeOzeqTo

Veja aqui o registo fotográfico da sessão:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *